APOIO A DIVULGAÇÃO E CRIAÇÃO DE RPPN NA MATA ATLÂNTICA DA BAHIA

Escolha uma das opções a seguir:

Sobre o Projeto:

Executor: Associação de Proprietários de Reservas Particulares da Bahia e Sergipe – PRESERVA

O incentivo à criação, planejamento e manejo de áreas naturais protegidas em terras privadas da Mata Atlântica como a criação de RPPN tem sido uma das estratégias adotadas por organizações não governamentais para a implementação dos seus programas de conservação da biodiversidade, e se constituído como uma importante ferramenta complementar aos esforços públicos para proteção de maciços florestais.  Nesse contexto, Associação de Proprietários de Reservas Particulares da Bahia e Sergipe- PRESERVA propôs esse projeto de apoio à divulgação, criação e implementação de RPPN contemplando a exposição deste instrumento de conservação junto aos proprietários de imóveis rurais na região denominada como Costa do Dendê na Bahia.

Objetivo do Projeto

Apoiar a divulgação e criação de RPPN na Mata Atlântica da Bahia, com suporte à preparação de documentação necessária; o apoio nos levantamentos planimétricos das propriedades rurais; bem como o apoio junto ao órgão ambiental nas vistorias técnicas.

Localização

Região da Costa do Dendê, parte de uma das áreas prioritárias (Área Focal Camamu-Cabruca-Conduru – Figura 01) para implementação do Projeto Corredores Ecológicos no Corredor Central da Mata Atlântica.

Figura 01. Destaque da Área Focal Camamu-Cabruca-Conduru, onde estão localizadas as RPPNs criadas nesse projeto.
Figura 01. Destaque da Área Focal Camamu-Cabruca-Conduru, onde estão localizadas as RPPNs criadas nesse projeto.

Fonte: Projeto Corredores Ecológicos.

Resultados

200 hectares de áreas protegidas com a criação de 3 RPPNs criadas no município de Ituberá, sendo:

A área total das três RPPNs criadas neste projeto somadas a outras seis RPPNs já criadas pelo Programa Floresta Legal, somam  957,55 ha de áreas protegidas por RPPNs em imóveis contíguos.

Assim, este projeto contribuiu para a criação do maior corredor de RPPNs da área focal Camamu-Cabruca-Conduru integrante da porção norte do Corredor Central da Mata Atlântica.

Voltar para o topo
Skip to content