Assentamentos Sustentáveis Corredor Una-Lontras-Baixão

Escolha uma das opções a seguir:

Sobre o Projeto:

Executor: Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia – IESB

A região de abrangência do projeto, conhecida como Região Cacaueira da Bahia, constitui um dos mais importantes centros de biodiversidade e endemismo do Bioma Mata Atlântica, abrigando diversas espécies ameaçadas de extinção, como o mico-leão-de-cara-dourada (Leonthopithecus chrysomelas), o macaco-prego-de-peito-amarelo (Sapajus xanthosternos), o ouriço-preto (Chaetomys subspinosus), o papagaio-chauá (Amazona rhodochorytha), a escarradeira ou anambé-de-asa-branca (Xipholena atropurpurea), a choquinha-de-rabo-cintado (Myrmotherula urosticta) e o pássaro acrobata (Acrobatornis fonsecai) – este descoberto nas regiões serranas e costeiras no ano de 1996. Diante deste cenário, o IESB desenvolveu projetos interdisciplinares de pesquisa e de extensão centrados no desafio de compatibilizar conservação e desenvolvimento. E, neste esforço, um dos programas desenvolvidos apoiou a implementação da legislação ambiental através do estímulo à demarcação da Reserva Legal. O programa ofereceu suporte técnico e material aos agricultores interessados em fazer a adequação ambiental da sua propriedade rural, especialmente na área de abrangência do Corredor Una-Lontras-Baixão (Figura 01). O projeto proposto buscou fortalecer este programa através da implementação da Reserva Legal e das Áreas de Preservação Permanente de três Assentamentos de Reforma Agrária. Os esforços de implementação da Reserva Legal são considerados estratégicos por viabilizar o aumento do status legal de conservação das florestas remanescentes, além de contribuir para a estruturação de um banco de dados geográficos de grande utilidade para o planejamento e o monitoramento da paisagem.

Objetivo do Projeto

Conservar fragmentos florestais do Bioma Mata Atlântica através da implementação da Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente.

Localização

Assentamento Nova Ipiranga (município de Camacan); Assentamento Nova Esperança (município de Arataca); Assentamento Córrego do Ouro (município de Camacan).

Figura 01. Corredor Una-Lontras-Baixão – comunidades e propriedades rurais atendidas pelo IESB.
Figura 01. Corredor Una-Lontras-Baixão – comunidades e propriedades rurais atendidas pelo IESB.

Resultados

Galeria

Fotos do Assentamento Nova Ipiranga, com destaque para área adjacente e proximidade de fragmento florestal ao Assentamento.

Voltar para o topo
Skip to content