CORREDOR ECOLÓGICO PAU BRASIL – MONTE PASCOAL
Escolha uma das opções a seguir:
Sobre o Projeto:
Executor: Instituto BioAtlântica
Esse projeto é parte de uma estratégia maior para o estabelecimento de um corredor de biodiversidade por meio da criação de conexão entre dois fragmentos florestais de extrema importância no Corredor Central da Mata Atlântica (CCMA): o Parque Nacional do Pau Brasil e o Parque Nacional do Monte Pascoal, área considerada um hotspot da biodiversidade mundial – ou seja, uma das regiões de maior concentração de biodiversidade no planeta e mais ameaçada também.
O Projeto Corredor Ecológico Pau Brasil – Monte Pascoal nasceu com o intuito de fomentar o aumento da biodiversidade por meio do estabelecimento de áreas de conexão para espécies que vivem em ambos os Parques, como também daquelas que vivem em outros fragmentos da mesma região. A maior parte do corredor foi criada dentro da Bacia do Rio Caraíva, e uma área menor ao redor do Rio Frades, uma região severamente desmatada entre os dois Parques.
O Parque Nacional Pau Brasil é uma Unidade de Conservação (UC) que abriga 19 mil hectares de Mata Atlântica e está localizado na Costa do Descobrimento, mais precisamente no distrito de Vale Verde, em Porto Seguro, litoral sul Bahia.
Criado em 1961, o Parque Nacional Monte Pascoal é uma das Unidades de Conservação mais importantes do sul da Bahia, possui aproximadamente 22,4 mil hectares entre os municípios de de Porto Seguro e Prado e é atualmente administrado pelo ICMBio.
A região do parque inclui áreas de floresta ombrófila densa, regiões alagadiças, restinga, mangue e praia. Os rios Corumbaú, Caraíva, dos Frades, Buranhém, Jucuruçú e João de Tiba banham a região.
Objetivo do Projeto
Criação de uma conexão entre os Parques Nacionais do Pau Brasil e Monte Pascoal, por meio da implantação de 12 hectares de reflorestamento intensivo, com espécies nativas, em propriedades privadas.
Localização
Fazenda Limoeiro II, município de Itabela, Bacia do Rio Caraíva.