APOIO A DIVULGAÇÃO E CRIAÇÃO DE RPPN NA MATA ATLÂNTICA DA BAHIA
Escolha uma das opções a seguir:
Sobre o Projeto:
Executor: Associação de Proprietários de Reservas Particulares da Bahia e Sergipe – PRESERVA
O incentivo à criação, planejamento e manejo de áreas naturais protegidas em terras privadas da Mata Atlântica como a criação de RPPN tem sido uma das estratégias adotadas por organizações não governamentais para a implementação dos seus programas de conservação da biodiversidade, e se constituído como uma importante ferramenta complementar aos esforços públicos para proteção de maciços florestais. Nesse contexto, Associação de Proprietários de Reservas Particulares da Bahia e Sergipe- PRESERVA propôs esse projeto de apoio à divulgação, criação e implementação de RPPN contemplando a exposição deste instrumento de conservação junto aos proprietários de imóveis rurais na região denominada como Costa do Dendê na Bahia.
Objetivo do Projeto
Apoiar a divulgação e criação de RPPN na Mata Atlântica da Bahia, com suporte à preparação de documentação necessária; o apoio nos levantamentos planimétricos das propriedades rurais; bem como o apoio junto ao órgão ambiental nas vistorias técnicas.
Localização
Região da Costa do Dendê, parte de uma das áreas prioritárias (Área Focal Camamu-Cabruca-Conduru – Figura 01) para implementação do Projeto Corredores Ecológicos no Corredor Central da Mata Atlântica.
Fonte: Projeto Corredores Ecológicos.
Resultados
200 hectares de áreas protegidas com a criação de 3 RPPNs criadas no município de Ituberá, sendo:
A área total das três RPPNs criadas neste projeto somadas a outras seis RPPNs já criadas pelo Programa Floresta Legal, somam 957,55 ha de áreas protegidas por RPPNs em imóveis contíguos.
Assim, este projeto contribuiu para a criação do maior corredor de RPPNs da área focal Camamu-Cabruca-Conduru integrante da porção norte do Corredor Central da Mata Atlântica.